No dia 29 de setembro teve lugar na Escola Secundária D. Maria II a terceira sessão de cinema integrada no projeto "Crescer", proposta pelo Cineclube de Braga Lucky Star.
Com esta atividade os alunos foram convidados a ver "outro" cinema, "outros" filmes fora do seu padrão habitual, numa tentativa de aprendizagem, de aproximação a outras formas de ver e fazer cinema. A biblioteca tem envolvido alunos do 12º ano, por terem outra maturidade, e poderem estar preparados para fazer a ponte com a 7ª arte de um outro modo à saída da escolaridade obrigatória.
Além do visionamento do filme, há um momento para levantamento de questões. Posteriormente, em aulas seguintes, os alunos são convidados, oralmente ou por escrito, a fazer a apreciação crítica ao filme visto (normalmente na disciplina de Português).
Este projeto "Crescer", que englobava três filmes ("O Invicto, "Fúria de Viver" e "Verdes Anos") destinados a algumas escolas secundárias da cidade, implicava que a escola ficasse responsável pela elaboração da folha de sala (sinopse e apreciação crítica) de um dos filmes, que serviria de modelo e documento informativo às outras escolas. A nossa desempenhou esse papel com o primeiro filme do projeto, "O Invicto" de Satyajit Ray.
"Os Verdes Anos" foi o filme projetado no dia 29 de setembro. É um filme português, de 1963, a preto e branco, dirigido por Paulo Rocha. Além de poder ser explorado do ponto de vista artístico, do ponto de vista da leitura e da escrita, também o pode ser do ponto de vista histórico e sociológico, integrando já as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
Convidados a fazer reflexão crítica sobre o filme, os alunos responderam ao desafio com grande qualidade, com apreciações críticas, exposições e textos de opinião. Parabéns a todos!