terça-feira, 20 de abril de 2021

CONFERÊNCIA SOBRE O FUTURO DA EUROPA: DEMOCRACIA E TRANSPARÊNCIA

 

O Centro de Informação Europe Direct Minho, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, têm a honra de convidar V. exas para o evento “Conferência sobre o Futuro da Europa: democracia e transparência”, no dia 23 de abril, pelas 18h00. Evento dinamizado através de uma conferência virtual na plataforma Zoom.


Este evento pretende promover um diálogo, que esperamos que seja construtivo e inclusivo, e servirá para abordar os procedimentos democráticos atuais, e encontrar novas metodologias que possam impulsionar um aumento da participação democrática. Ademais, será também incentivada a apresentação de ideias e propostas para aumentar a transparência no processo legislativo.


Entre os vários interessados nesta atividade, anunciamos desde já a especial participação de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga e Membro do Comité das Regiões Europeu; Pedro Froufe, Diretor do Centro de Estudos em Direito da União Europeia da Universidade do Minho/JUSGOV; Carlos Abreu Amorim, Professor de Direito da Universidade do Minho; Luís Nuno Barbosa, Presidente da Associação CIVITAS-Braga; e Renata Silva, Aluna da Escola Secundária D. Maria II (Braga).


A moderação será assegurada por Alessandra Silveira (Centro de Estudos em Direito da União Europeia da Universidade do Minho/JUSGOV)


O evento encontra-se no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa. A Conferência sobre o Futuro da Europa é uma iniciativa das três instituições principais da União Europeia (Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Conselho Europeu) e pretende incluir os cidadãos no processo de discussão do futuro do projeto europeu.


Esta conferência é direcionada ao público em geral, mas requer inscrição prévia de todos aqueles que quiserem assistir ou participar ativamente nesta atividade.


As inscrições devem ser efetivadas através do seguinte link: https://bit.ly/cofe-minho