terça-feira, 12 de março de 2019

Miúdos a votos - CAMPANHA ELEITORAL




Amanhã, dia 13, no bloco das 10 horas, realiza-se, no pequeno auditório da escola, a campanha eleitoral de "MIÚDOS A VOTOS" pelos livros mais fixes do 3º ciclo apresentados a concurso.

Os alunos do 8º ano farão OUVIR A SUA VOZ, fazendo campanha pelos seus livros preferidos candidatos a eleição. 

Já apresentaram texto argumentativo escrito, elaboraram cartazes de propaganda e amanhã, disponíveis para o debate, apresentarão as razões da sua preferência.


CAMPANHA ELEITORAL - REALIZAÇÃO DO DEBATE 




Quarta-feira, dia 13, pelas 10horas, realizou-se a campanha eleitoral aberta a debate com todos os alunos de 7º e 8º ano da Escola Secundária D.Maria II.
Valeu por tudo! Pela qualidade da defesa de cada um dos livros candidatos, pelos prós e contras apresentados pela mesa e pela plateia, pela elevação da argumentação e da forma como cada um conseguiu fazer ouvir a sua voz.

Entre outros aspetos, registámos algumas opiniões gerais: todos os livros apresentados tinham qualidade. Há livros que têm um cariz mais histórico, como "O diário de Anne Frank" e "O Rapaz do pijama às riscas", outros são mais de ação como "O Recruta", outros mais de entretenimento e comédia como "Avozinha Gângster", outros de fortes emoções tocando a realidade da existência como "A culpa é das estrelas", outros de fantasia, de imaginário e magia como "Harry Potter a Pedra Filosofal" e outros de tal forma metafóricos que são intemporais como "O Principezinho".

 De forma diferente, todos partilham e "dão" lições de vida, todos entretêm, nos ajudam a passar o tempo e a refletir sobre cada um de nós, sobre a vida em geral. Todos nos ajudam a entender melhor o mundo e, academicamente, a ler e a escrever melhor, ferramentas importantes para a vida.

Alguns dos textos escritos podem ser consultados no nosso blogue de leitura. Clique aqui.