terça-feira, 30 de abril de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Este ano, comemorando o Dia Internacional da Mulher, a escola resolveu homenagear duas figuras femininas: Joana Vasconcelos, artista plástica, e Ilse Losa, cujo centenário do seu nascimento se comemorou no passado dia 20 de março.


Sobre Joana Vasconcelos destacam-se os trabalhos desenvolvidos por um grupo de alunos do 11º H, de Artes, e por um grupo de alunos do 11º G, de Humanidades. Juntaram-se as vontades e o trabalho desenvolvido pelas docentes Cidália Freitas e Helena Sousa, nas disciplinas de Desenho e Francês, respetivamente, em parceria com a biblioteca da escola.
 

 
A exposição sobre Joana Vasconcelos, depois de ter passado pelo átrio, durante a Semana da Escola, encontra-se agora na biblioteca a par da exposição sobre Ilse Losa, que contou com o trabalho desenvolvido por alunos do 7ºano, na disciplina de Português, com a professora Elizabete Cerqueira, no ano letivo de 2010/2011, hoje no 9º ano.
 
 
 
 
 

 

Sobre JOANA VASCONCELOS ficam algumas imagens e uma biografia breve:





 

Joana Vasconcelos nasceu em Paris, em 1971. Vive e trabalha em Lisboa.


A natureza do processo criativo de Joana Vasconcelos assenta na apropriação, descontextualização e subversão de objetos pré-existentes e realidades do quotidiano. Partindo de engenhosas operações de deslocação, reminiscência do ready-made e das gramáticas nouveau réaliste e pop, a artista oferece-nos uma visão cúmplice, mas simultaneamente crítica, da sociedade contemporânea e dos vários aspetos que servem os enunciados de identidade coletiva, em especial aqueles que dizem respeito ao estatuto da mulher, diferenciação classista, ou identidade nacional. Resulta desta estratégia um discurso atento às idiossincrasias contemporâneas, onde as dicotomias artesanal/industrial, privado/público, tradição/modernidade e cultura popular/cultura erudita surgem investidas de afinidades aptas a renovar os habituais fluxos de significação característicos da contemporaneidade.

Agraciada com inúmeros prémios, destacamos a sua última exposição no Palácio de Versailles, a exposição no CCB, em Lisboa,  a rede feita para os pescadores/moradores da Afurada.

Prepara, atualmente, uma grande exposição no Palácio da Ajuda, em Lisboa, que considera mais quente, porque o palácio tem habitabilidade, e o restauro do cacilheiro que irá funcionar como pavilhão na próxima exposição de Veneza.