segunda-feira, 23 de março de 2015

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Comemorou-se, no passado dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, este ano dedicado a Agatha Christie.
Os alunos do 10º J na disciplina de Desenho A e a biblioteca escolar uniram-se nesta homenagem à escritora, que ficou conhecida na história dos policiais como a rainha do crime.
Os trabalhos dos alunos ainda podem ser vistos no átrio da escola e a sua biobibliografia  vista e consultada na biblioteca da escola, em destaque durante este período. Adaptações da sua obra ao cinema podem também ser consultadas na biblioteca.

  Quem foi Agatha Christie?


Agatha Christie (1890-1976)
Nascida em Inglaterra, Agatha Mary Clarissa Christie, popularmente conhecida como Agatha Christie, foi uma das escritoras mais prolíficas do mundo. Foi romancista, contista, dramaturga e poetisa. Seria, porém, no romance policial que se destacaria, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de "Rainha/Senhora do Crime" ("Queen/Lady of Crime").
Durante sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sobre o pseudónimo de Mary Westmacott.
Em 1971, foi condecorada pela rainha do Reino Unido, Elizabeth II, com o título de "Dame" do Império Britânico, uma honra equivalente no feminino a “sir.

São célebres as suas personagens de ficção, nomeadamente, o emblemático detetive belga, Hercule Poirot, e Miss Marple, a idosa detetive amadora, curiosa e intuitiva.


Alguns dos seus policiais passaram a cinema, destacando-se “Morte no Nilo” e “Crime no Expresso do Oriente”.