domingo, 23 de novembro de 2014

SEMANA DA CULTURA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

 
 
Realiza-se, na Escola Secundária D. Maria II, de 24 a 28 de novembro, a Semana da Cultura Científica e Tecnológica. Esta atividade insere-se no Plano Anual de Atividades de 2014/2015 e é organizada pela Biblioteca Escolar, os Departamentos de Ciências Experimentais, de Matemática e Informática, de Ciências Sociais e Humanas, de Artes e Tecnologias e o de Português e Literaturas, e o Clube de Astronomia. Ao propor um programa específico para a Ciência, mas em articulação curricular, a escola procura promover a cultura geral, a leitura e a divulgação da ciência junto dos alunos com uma programação em que se articula a aprendizagem não formal da ciência com o ensino formal, favorecendo a leitura, a reflexão e a discussão em torno de temas científicos e tecnológicos.
Simultaneamente, a escola adere à homenagem nacional feita a Rómulo de Carvalho - professor, metodólogo, investigador, historiador, autor de manuais escolares e de livros de divulgação científica, por quem se instituiu, desde 1997, a 24 de novembro, data do seu aniversário, o Dia Nacional da Cultura Científica. Sob o pseudónimo de António Gedeão, Rómulo de Carvalho foi também poeta trazendo para a poesia vocabulário e conceitos próprios da física, química, biologia, aliados a uma reflexão filosófica pessoal e a um fino sentido de humor, muitas vezes transformado em crítica social mordaz.
Segunda-feira, festejando o dia do seu aniversário, a sua palavra vai ser dita e cantada por alguns alunos do 10º e 11º ano espalhando a sua poesia por toda a escola. Entre outros, serão ditos os poemas Lágrima de Preta, Poema do Coração, Fala de Um Homem Nascido, Pastoral, Poema para Galileo e Pedra Filosofal.
  Nos dias seguintes, seguir-se-ão diversas palestras destinadas a alunos do 12º ano, na terça, 10º ano, na quarta, 11º ano, na quinta, e ensino básico, na sexta. Em simultâneo, decorrerão na biblioteca da Escola Secundária D. Maria II várias atividades: exposição de livros e filmes ligados às ciências, oficina de escrita criativa - construção de um texto poético a partir de um poema de António Gedeão, na segunda-feira;  jogo do conhecimento (Ciências físico-químicas) para alunos do 9º ano, na quinta-feira, e muitas atividades soltas - quebra-cabeças, perguntas sobre ciências, quiz... Divirtam-se!