sábado, 11 de outubro de 2014

OUTUBRO - MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias

É este o tema aglutinador escolhido pela International Association of School Librarianship para as comemorações, este ano, do mês de outubro, mês internacional das bibliotecas escolares, e o dia 27 de outubro é o Dia Internacional da Biblioteca Escolar.

Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens.

A BE da Escola Secundária D. Maria II aproveita este mês para fazer sessões de formação de utilizadores de biblioteca para todos os novos alunos da escola.
Em atividade articulada com o currículo da disciplina de Português, os alunos de 10º ano de escolaridade, por exemplo, vêm à biblioteca após terem feito um requerimento solicitando a visita.
A turma divide-se em dois grupos, que ficam com dois trabalhos distintos durante 45 min cada:
Ø  Grupo I
- levantamento de títulos para o contrato de leitura e respetiva requisição;
         - cópia de um verbete de dicionário:
      - levantamento de sinónimos referentes a léxico utilizado nos textos do domínio transacional e educativo
Ø  Grupo II
-sessão de esclarecimento sobre o funcionamento da be: zonas funcionais, horário, equipa, regulamento, cdu e cotas, atividades (concursos, exposições, comemorações…)
No final, todos levam um marcador com informação alusiva aos contactos da be e uma declaração de presença, que os alunos deverão colar no seu caderno de Português.
A visita será ainda completada com um relatório escrito.


De forma prática e integrada, a BE e a disciplina de Português cumprem vários objetivos comuns.