terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

 
Conferencista: Jorge Brandão
 


Síntese
Há 69 anos, no dia 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas libertavam o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, o mais terrível e maior campo de extermínio nazi. Instituído através da resolução 60/7 de 01 de novembro de 2005, pela Assembleia-Geral da ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto  incentiva a sociedade civil a promover a memória do Holocausto para que as gerações futuras não repitam os erros do passado. Nesse mesmo ano, o Parlamento Europeu estabeleceu também o dia 27 de janeiro como o Dia Europeu de Memória do Holocausto.
Nesta ocasião recordam-se as vítimas do Holocausto, em particular os seis milhões de mortos judeus, para que nunca mais seja possível o horror que aconteceu há 68 anos.
O Holocausto é um dos momentos mais negros da História da Humanidade que não podemos nem devemos esquecer. Ignorar ou negar este período tenebroso do século XX é compactuar com o ódio, a intolerância, o preconceito, a discriminação e o racismo que levaram ao genocídio de cerca de seis milhões de seres humanos.  É preciso preservar a memória e a história de cada uma destas seis milhões de vítimas. Nesta conferência pretende-se valorizar os relatos individuais de cada uma destas vítimas e as suas histórias de vida: abordar a  Shoah (Holocausto) através de relatos humanos, para que se possa perceber que não é de números que se trata quando se fala das vítimas, conhecendo também o que se sabe acerca dos perpetradores, dos observadores passivos e dos "Justos entre as Nações". - J.B.