terça-feira, 15 de março de 2011

SEMANA DA LEITURA - 21 A 25 DE MARÇO DE 2011

CONCURSO DIZ-ME POESIA

Nota prévia

O Concurso Diz-me Poesia é uma iniciativa da Escola Secundária D. Maria II e as regras que o regem são da responsabilidade do grupo que o criou e organizou.


REGULAMENTO

  1. O concurso Diz-me Poesia realizar-se-á no dia 22 de Março, pelas 15horas, no Auditório da Escola, destinando-se a premiar as melhores prestações de declamação de poesia por alunos de todos os níveis de ensino (3º ciclo e secundário).

  1. O concurso Diz-me Poesia tem como objectivos:

§         Promover a leitura como factor primordial na formação do indivíduo, na sua dupla função cognitiva e estética.
§         Contribuir para dar visibilidade ao prazer de ler junto da comunidade escolar.
§         Sensibilizar a comunidade educativa para o respeito e protecção da Natureza, no âmbito das comemorações do Ano Internacional das Florestas.
§         Favorecer o convívio, a partilha e a troca de experiências e emoções entre os membros da escola.

  1. A participação no concurso é individual, sendo que só serão contempladas as prestações individuais.

  1. Calendarização das actividades
A escolha dos poemas a declamar é da inteira responsabilidade dos alunos inscritos, não havendo qualquer penalização por um mesmo poema ser dito por mais do que um aluno.
Os poemas escolhidos podem ser de poetas lusos ou estrangeiros, mas precisam de estar relacionados com a temática “Floresta” (árvore, flores, frutos…) – como tema ou cenário - enquadrando-se, assim, na comemoração do Ano Internacional das Florestas.

As inscrições deverão ser feitas até 15 de Março junto do respectivo professor de Língua Portuguesa (3º ciclo) e Português (ensino secundário).

Cada concorrente poderá levar um colega acompanhante (aluno da escola) para assistir à prova devendo também referi-lo no momento da inscrição.

Pelo carácter da própria actividade, exige-se a todos (concorrentes e acompanhantes) pontualidade e permanência no Auditório durante todo o período em que decorrer a actividade, que nunca excederá os 90’.

A ordem de entrada dos concorrentes – da responsabilidade da comissão organizadora, será anunciada e afixada na porta do auditório no próprio dia do concurso.

As declamações serão avaliadas por um júri de cinco elementos, designados pela comissão organizadora.
Interpretação, voz, dicção e presença serão factores fundamentais a ter em conta pelo júri na seriação dos alunos para atribuição dos prémios.
Não haverá recurso das decisões do júri.

  1. Prémios

A cada um dos três primeiros lugares será atribuído um livro.

Todos os alunos concorrentes receberão um certificado de participação.

Os premiados serão convidados a bisar a declamação na sessão solene do Dia da Escola, integrando as actividades calendarizadas.

  1. Notas Finais

Os resultados do evento serão divulgados no blog da biblioteca.

Qualquer questão omissa neste regulamento que possa surgir no decorrer do concurso será decidida e resolvida, em pleno direito, pela comissão organizadora, sem direito a recurso.